Mixofibrossarcoma
O Mixofibrossarcoma é um subtipo único de sarcoma de partes moles, caracterizado por um padrão difusamente infiltrativo. Representa aproximadamente 5% dos diagnósticos de sarcomas de partes moles. Em 2013 foi reclassificado pela organização Mundial de Saúde (WHO), estes tumores pertenciam ao grupo de sarcomas pleomorficos com compomentes predominantemente mixoides, porém observou-se que estes tumores tinham comportamento menos agressivos que os outros tumores classificados como pleomorficos, e também apresentavam uma maior prevalência de recidiva loca, portanto foram classificados em 2013 em Mixofibrossarcomas.
São tumores agressivos e com e atingem em sua maioria adultos mais velhos (média 65 anos), são tumores de alto grau, que acometem as extremidades (77%), principalmente os membros inferiores, e na maioria das vezes apresentam-se maior do que 5 cm no momento do diagnóstico. Estes tumores geralmente crescem lentamente e são indolores. É um tumor de subtipo histológico único localmente infiltrativo e com alta recorrência local.
Quando tratados sem margem oncológica adequada esse tumor tem pior prognóstico e maior número de recidiva local. As metástases a distância podem ocorrer tanto para os linfonodos quanto para os pulmões, porém as metástases pulmonares geralmente são mais agressivas. O Tratamento é cirúrgico e deve ser complementado com radioterapia local , para diminuir o risco de recidivas. O uso de quimioterapia ainda não está bem estabelecido para estes tumores. A sobrevida em 5 anos após a cirurgia é de aproximadamente 60%-70%.