O Sarcoma fibromixóide de baixo grau é um sarcoma de partes moles que geralmente ocorre em tecidos profundos das extremidades ou no tronco. Pode surgir em pacientes de qualquer faixa etária, mas ocorre principalmente adultos jovens e crianças. É caracterizado por um tumor de crescimento lento e indolor.
Descrito por Evans em 1987, que notou uma neoplasia com duas variáveis histológicas, fibrosa com áreas mixoides, contendo células fusiformes e estreladas, por isso este tumor também é chamado de tumor de Evans. A maioria destes tumores tem uma translocação genética t.
A incidência destes tumores é de 0,18/milhão. O diagnóstico é feito através de uma avaliação clínica, radiológica (ressonância nuclear magnética) e biópsia por agulha. A definição diagnóstica pelo anatomo patológico pode ser desafiadora, pois estes tumores tipicamente tem baixa celularidade,colágeno em abundancia e uma mistura de citomorfologia.
Apesar de o exame de imunohistoquimica MUC4 ser altamente sensível para avaliação destes tumores, ele também pode ser positivo para o sarcoma epitelioide e sarcoma sinovial. O principal local de metástases é pulmonar. Estes tumores tem baixo potencial para recidiva local (10%) e metástases (5%). Geralmente não é sensível a quimioterapia e radioterapia. O tratamento é preferencialmente cirúrgico. O sarcoma fibromixóide geralmente tem um bom prognóstico.
Referência:
LOw-grade fibrOmyxOid sarcOma Of the extremities: a clinicOpathOlOgic study Of 24 cases and review Of the literature
AndreA SAmbri, Alberto righi, giAnmArco tuzzAto, dAvide donAti, giuSeppe biAnchi
Rizzoli Orthopedic Institute, Bologna, Italy
Sarcoma Unit, Royal Marsden Hospital, London, UK