o que é
É um tumor de partes moles maligno que não pode ser identificado o subtipo histológico após a realização da biópsia ou da retirada completa do tumor. Na biópsia são avaliados os tipos de células que compõe o tumor e realizados os testes chamados de imuno-histoquímicos para identificação destas células, caso este tumor não possa ser classificado com nenhum tipo específico celular, ele é chamado de indiferenciado.
Quem pode ter
Podem ocorrer em qualquer idade e em pacientes de qualquer sexo. É muito frequente na região da coxa, mas podem se localizar em qualquer parte do corpo. Quando estes tumores se localizam na musculatura podem ser difíceis de serem notados no inicio, quando ainda são pequenos, fato que muitas vezes atrasa o diagnóstico e o tratamento destes tumores. O melhor exame para identificação destes tumores atualmente é a ressonância magnética, que preferencialmente deve ser realizada com contraste.
Sintomas e Diagnósticos
Estes sarcomas representam 20% de todos os tumores malignos de partes moles e ainda não se sabe a causa exata do desenvolvimento destes tumores.
São tumores dolorosos e podem crescer rapidamente. Quando se desenvolvem muito rápido podem deixar a pele avermelhada e quente, simulando uma infecção sob a pele. Estes tumores tem o pontecial para gerar metástases que podem ocorrer principalmente para no pulmão e nos óssos, pois sua disseminação ocorre pelo sistema venoso do corpo.
Tratamentos
O tratamento geralmente é cirúrgico, porém alguns tumores se localizam em regiões de difícil acesso ou muito próximo a estruturas delicadas como as artérias, veias e nervos. O acompanhamento deve ser feito em conjunto com oncologista clínico e radioterapeuta. Cada paciente deve ser avaliado individualmente, levando em consideração a idade do paciente, localização do tumor e a condição clínica do paciente para que seja tomada a melhor decisão terapêutica.