o que é
O termo fibromatose refere-se a um crescimento da derme e do tecido conjuntivo subcutâneo, gerando tumores benignos de tecidos moles (fibromas) que tem certas características em comum, incluindo fibroblastos bem diferenciados, um padrão de crescimento infiltrante, comportamento clínico agressivo e recorrência frequente. Os tumores da fibromatose não dão metástases, mas podem se infiltrar em estruturas adjacentes, corroendo as fáscias musculares e os ossos e englobando e/ou comprimindo os vasos sanguíneos, nervos e outras estuturas.
Quem pode ter
Este tumor é mais comum em pacientes entre 15 e 60 anos e tem uma pequena predominância no sexo feminino.
Sintomas e Diagnósticos
Os tumores da fibromatose distribuem-se por todo o corpo, seja externa ou internamente. Eles crescem gradualmente mas, por vezes, param completamente de crescer. .
Embora os tumores externos sejam facilmente reconhecíveis a ressonância magnética é necessária para avaliação destes tumores. A biópsia por agulha para tumores de grande volume é necessária para diagnóstico do tumor. Tumores pequenos (menores que 5 cm) superficiais e acima da fascia podem ser retirados com biópsia cirúrgica.
Tratamentos
O tratamento da fibromatose geralmente é cirúrgico, porém atualmente estão sendo testadas novas medicações par tentar reduzir o tamanho destes tumores e também para os casos não ressecáveis. Os tumores extra-abdominais são melhor tratados por cirurgia, com ressecção adequada das margens.