o que é
Osteocondroma é um tumor benigno que aparece como uma projeção óssea coberta por cartilagem na superfície de um osso. Este tipo de neoplasia geralmente contém uma cavidade interna que se conecta com a cavidade medular do osso. É uma das formas mais comuns de tumores ósseos benignos, frequentemente encontrada em pessoas jovens, geralmente durante os primeiros 30 anos de vida.
Quem pode ter
O osteocondroma pode afetar qualquer pessoa, mas é mais comum em homens jovens e, em algumas situações, pode ser observado em indivíduos com uma condição genética hereditária chamada Osteocondromatose múltipla. Aproximadamente 15% das pessoas com osteocondromas apresentam múltiplas lesões associadas a essa síndrome.
Sintomas e Diagnósticos
Muitos osteocondromas não apresentam sintomas e são descobertos acidentalmente em exames de imagem. Quando os sintomas ocorrem, eles costumam ser relacionados ao tamanho e à localização da lesão. O sintoma mais comum é a presença de uma massa dura, que pode crescer ao longo do tempo. Complicações secundárias, como fraturas ou dor, podem ocorrer, especialmente se a lesão estiver pressionando tendões, nervos ou vasos sanguíneos adjacentes. Em adultos, dor crescente ou crescimento da massa pode indicar a transformação maligna para um tipo mais sério de tumor, chamado condrossarcoma periférico secundário. O diagnóstico é feito por meio de exames de imagem, como radiografias ou ressonâncias magnéticas, que revelam características típicas do osteocondroma.
Tratamentos
A maioria dos osteocondromas não requer tratamento, a menos que cause dor ou complicações. Quando necessário, a exérese cirúrgica, ou remoção do tumor, é o tratamento mais comum e geralmente curativo. No entanto, se a remoção do osteocondroma for incompleta, há risco de recidiva. Em casos raros, múltiplas recidivas podem levantar suspeitas de transformação maligna. A transformação de osteocondromas em tumores malignos é considerada rara, ocorrendo em aproximadamente 1% dos casos, mas pode chegar a até 5% em pacientes com vários osteocondromas. Portanto, acompanhamento médico é recomendado para monitorar quaisquer mudanças na condição.