o que é
O fibroma não ossificante (FNO) é um tipo de tumor benigno que geralmente se forma nos ossos de crianças e adolescentes. É caracterizado por um crescimento anormal de células do tecido fibroso e é mais frequente na área mais próxima das extremidades dos ossos longos, especialmente nas pernas e braços. Enquanto muitos FNOs não apresentam sintomas e podem desaparecer sozinhos, alguns podem crescer e causar dor ou problemas mais sérios, como fraturas.
Quem pode ter
O fibroma não ossificante é mais comum em crianças e adolescentes, especialmente na segunda década de vida, quando os ossos ainda estão em crescimento. Estima-se que cerca de 30 a 40% das crianças podem ter FNOs ocultos, mas muitos deles não apresentam sintomas e se resolvem naturalmente com o tempo.
Sintomas e Diagnósticos
Na maioria dos casos, o fibroma não ossificante não causa sintomas e é descoberto acidentalmente durante exames de imagem que podem ser feitos por outros motivos, como radiografias..
O diagnóstico do FNO é feito por meio de exames de imagem, como radiografias, tomografias e ressonância magnética. As radiografias mostram uma área escura nas imagens, que indica um local onde o osso não está se formando corretamente. Após essa investigação inicial, os médicos podem realizar uma biópsia, que é uma pequena amostra do tecido lesionado, para confirmar se se trata realmente de um fibroma não ossificante.
Tratamentos
Na maioria das vezes, o fibroma não ossificante não requer tratamento, especialmente se for assintomático e não estiver causando problemas. O acompanhamento regular com um médico é importante para garantir que o tumor não cresça ou cause complicações. No geral, o prognóstico para pessoas com fibroma não ossificante é excelente, pois a maioria das lesões se resolve sozinha, e as que necessitam de tratamento geralmente apresentam boas taxas de recuperação.