o que é
Osteossarcoma é um tumor ósseo maligno. Normalmente acomete os ossos longos, das pernas e braços, mas pode aparecer em qualquer outro osso do corpo.
É mais comum que surja nos ossos:
- Tíbia, próxima ao joelho;
- Fêmur, próximo ao joelho;
- Úmero, próximo ao ombro.
Quem pode ter
O osteossarcoma é um tipo de tumor ósseo maligno que é mais frequente em crianças, adolescentes e adultos jovens.
Os ossos mais acometidos são os ossos longos, da coxa, perna e braço, mas o osteossarcoma pode aparecer em qualquer outro osso do corpo e facilmente evoluir com metástase, ou seja, o tumor pode se espalhar para outro local.
Sintomas e Diagnósticos
Os principais sintomas do osteossarcoma são:
- Edema/ inchaço no local;
- Vermelhidão e calor;
- Dor no local, que pode agravar à noite;
- Dificuldade de movimentação da articulação comprometida;
O diagnóstico do osteossarcoma deve ser feito pelo ortopedista da forma mais precoce possível, através de exames complementares de laboratório e de imagem, como radiografia, tomografia, ressonância magnética, cintilografia óssea ou PET.-CT. A biópsia do osso também deve ser sempre realizada quando existe suspeita para confirmação diagnóstica.
Tratamentos
O tratamento para osteossarcoma envolve uma equipe multidisciplinar com ortopedista oncológico, oncologista clinico ou pediatrico, radioterapeuta, patologista, psicólogo e radiologista.
Existem vários protocolos para o tratamento, incluindo a realização de quimioterapia, seguida de cirurgia para retirada do tumor e novo ciclo de quimioterapia, por exemplo. A realização de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia variam de acordo com a localização e tamanho do tumor, agressividade, comprometimento de estruturas adjacentes e metástases.O tipo de cirurgia e tratamento deve ser individualizado e discutido em uma equipe multidiciplinar ("tumor board").