o que é
Os sarcomas sinoviais são neoplasias malignas raras, dentre os sarcomas de partes moles apresentam uma incidência de 5 a 10%, prevalente em homens numa razão de 3:2 em relação às mulheres na faixa etária entre 15 a 40 anos. Os locais mais acometidos são as extremidades especialmente os membros inferiores próximos a as articulações. Existem quatro subtipos histológicos descritos: bifásico, fibroso monofásico, monofásico epitelial e mal diferenciado. A sobrevida desses pacientes em cinco anos varia entre 30-74%; com focos de metástases mais comuns em pulmão (80%) e linfonodos regionais (20%). A recidiva tumoral é muito comum após exérese deste.
Quem pode ter
Sarcomas sinoviais costumam acometer articulações de adultos jovens (geralmente em torno dos 30 anos). Muitos apresentam história natural indolente (insidiosa, devagar), podendo vir a dar metástases após anos de operado o tumor inicial.
Sintomas e Diagnósticos
Os principais sintomas de um sarcoma são:
- Nódulo ou massa em qualquer lugar do corpo;
- Dor abdominal que piora com o tempo;
- Sangue nas fezes ou vômitos;
- Fezes escuras.
O diagnóstico é estabelecido a partir de estudo anatomopatológico e por Ressonância Nuclear Magnética. É de extrema importância o conhecimento desta neoplasia e crucial o diagnóstico e tratamento precoce para a determinação de um prognóstico favorável.
Tratamentos
O tratamento dessa neoplasia envolve ressecção cirúrgica, quimioterapia e radioterapia adjuvante.