o que é
Cisto de Baker é um caroço que surge na parte de trás do joelho devido ao acúmulo de líquido da articulação, causando dor e rigidez, que pioram ao esticar a perna ou durante a atividade física, por exemplo.
o cisto de Baker é resultado de outros problemas no joelho, como artrite, lesão no menisco ou desgaste da cartilagem e, por isso, não necessita de tratamento específico, desaparecendo quando a doença que o causa é controlada. O mais comum é que o médico recomende repouso, fisioterapia e anti-inflamatórios para controlar os sintomas.
Quem pode ter
No adulto, o surgimento do cisto de Baker está comumente relacionado a lesões intra-articulares que podem levar ao acúmulo de líquido dentro da articulação (líquido sinovial) formando o cisto. Já na criança, essa formação cística é mais rara, geralmente é descoberta ao acaso e não está relacionada a histórico de trauma no joelho.
Sintomas e Diagnósticos
Os sintomas são: inchaço atrás do joelho, como se fosse uma caroço, dor no joelho, formigamento na perna e rigidez ao movimentar o joelho.
O cisto de Baker pode ser diagnosticado quando existe presença de um inchaço na parte de trás do joelho e histórico de outra condição que possa causar o surgimento do cisto. No entanto, também é frequente que o médico peça alguns exames, especialmente ultrassonografia do joelho ou ressonância magnética, para confirmar o diagnóstico.
Tratamentos
Dependendo do problema que está causando o cisto, o médico pode recomendar diferentes tipos de tratamento. Por exemplo, em caso de artrite, ele pode recomendar o uso de anti-inflamatórios ou corticoides, já se se tratar de gota é importante também fazer alterações na alimentação, por exemplo.