Encondroma (condroma)
O encondroma ou condroma é uma lesão cartilaginosa benigna central do osso medular, em outras palavras, trata-se de um tumor benigno no osso.
São relativamente comuns, representando de 10 a 25% de todos os tumores benignos, essa doença geralmente é detectada incidentalmente.
Pode surgir em qualquer osso mas é mais comum nos ossos do joelho, ombro e mão.
Pode acontecer em qualquer idade e sexo (um pouco mais comum em homens e entre 20 e 40 anos) e não existem diferenças de comprometimento quanto a sexo ou cor da pele.
Geralmente é indolor na sua fase latente (fase em que ainda não é percebido pelo paciente).
O encondroma pode ser solitário ou múltiplo (quando aparece em vários ossos). Raramente o encondroma solitário torna-se um tumor maligno, cerca de 1% dos pacientes. Porém é uma doença que requer acompanhamento pelo especialista devido ao risco de crescimento do tumor e risco de malignização.
O crescimento do encondroma é lento e por ser assintomático, com muita frequência é achado de exame de radiografia ou exame de ressonância magnética que foram realizadas por outros motivos.
Somente causa dor na sua fase ativa.
Os encondromas de maior volume podem erodir a cortical óssea (quando o tumor invade a região mais dura do osso, a cortical, enfraquecendo o osso, e isso pode levar a fraturas) , mas raramente a ultrapassam.
Seu tratamento depende da atividade do tumor, pode ser feito atrás de acompanhamento da lesão ou através do tratamento cirúrgico com retirada do tumor. A necessidade de biópsia deve ser muito cuidadosamente analisada pelo seu médico. O prognóstico do Condroma o Encondroma é favorável já que geralmente existe a cura definitiva se corretamente avaliado e tratado.
Referência:
Dra. Bruna Buscharino
Ortopedia e Oncologia Ortopédica
Telefone: (11) 973097798