o que é
Os tumores tenossinoviais de células gigantes são neoplasias benignas raras que afetam a bainha tendinosa. Este é o segundo tumor de mão mais comum. Acomete as pequenas articulações das mãos e pés, apresentando-se geralmente como uma formação expansiva nodular relacionada a uma bainha tendínea e delimitada por uma cápsula fibrosa.
Quem pode ter
Este tumor é mais frequente em pacientes entre 20 e 50 anos e tem uma pequena predominância no sexo feminino.
Sintomas e Diagnósticos
Ele costuma ter crescimento lento e geralmente é indolor, mas de acordo com sua localização, por ser um tumor 'firme”, pode gerar incômodo local, principalmente ao pegar objetos.
O diagnóstico é feito através do exame clínico e por exames complementares (radiografia simples e ressonância magnética). Ao exame radiológico, pode-se observar invasão ou erosão óssea da falange atingida. Na ressonância magnética, um "efeito fluorescente ou brilhoso" pode ser observado, devido à alta quantidade de hemossiderina encontrada no tumor.
Tratamentos
O tratamento cirúrgico é a prática mais comum, sendo a excisão completa importante para se evitar a recidiva do tumor, especialmente quando se observar invasão óssea nos exames de imagem, que geralmente se relaciona a uma maior recidiva do tumor.